O Fórum Juvenil de Apoio a Saúde e Prevenção do SIDA (FOJASSIDA) é uma ONG angolana, fundada aos 2 de Setembro de 2000. É oficialmente reconhecida pelas autoridades angolanas, através do Ministério da Justiça em 2003.
FOJASSIDA - Campanha de sensibilização mercado do ASA Branca
Para o Bem-estar das comunidades!
Trabalhamos com Adolescentes e jovens, dos 14 aos 45 anos de idade, desde que vulneráveis ao VIH/SIDA-Tuberculose e Malária.
Fazemos IEC, fornecimentos de recursos de prevenção contra o VIH, TB e Malária;
Busca activa, testagem de VIH, acompanhamento e cuidados às PVVIH
IEC para o reforço da participação e Cidadania;
Abordagens transversais nos domínios do género e da advocacia social.
O FOJASSIDA implementa o seu programa nas províncias de Luanda, Bengo e Cabinda e tem trabalhado prioritariamente nos domínios do Combate ao VIH/SIDA, Tuberculose e Malária e da promoção dos Direitos Humanos.

Devido a valorização acrescida das políticas e programas de desenvolvimento da juventude e a necessidade do reforço da interacção entre os jovens e o poder político governamental, desde 2010, o FOJASSIDA passou a desenvolver programas de promoção da cidadania e da participação dos jovens na vida pública e política do país.

Experiências de trabalho:

Dada a longa trajectória, evidenciam-se várias realizações, nomeadamente, 2 estudos sobre Comportamentos Atitudes e Práticas em relação ao VIH, 1 estudo sobre Género e Pobreza no Município do Cazenga, 3 Conferências Municipais sobre ITS, VIH e SIDA, 3 Conferências Intermunicipais sobre Participação dos Jovens nos Processos Democráticos em Angola, 1 Conferência sobre a participação do homem e da mulher nos encontros dos CACS do Cazenga, cerca de 750 edições de programas radiofónicos educativos e de solidariedade para com as Pessoas Vivendo com o VIH/SIDA, 1 marcha de repúdio a violência sexual das jovens mulheres, além de 20 Projectos de IEC implementados.


As nossas acções já beneficiaram cerca de 1.550,000 munícipes do Cazenga, Viana, Rangel, Dande, Dembos e Cabinda, sendo maioritariamente do sexo feminino (65%).
Para que tal fosse possível, o FOJASSIDA contou com a contribuição financeira, estimada em cerca de 2,5 milhões de dólares americanos, proveniente de várias entidades, nomeadamente: Administração Municipal do Cazenga, Ajuda Popular da Noruega, Care Internacional, Fundo Global, Membros do FOJASSIDA, ONUSIDA, Open Sociaty, Oxfam Novib da Holanda, Trocaire, USAIDA, World Learnig, Africare, PNUD, CABGOC e União Europeia.

Desde o início da sua intervenção, o FOJASSIDA tem estabelecido bases sólidas no seio da população jovem do município do Cazenga, resultando na mobilização de cerca de 900 voluntários. As intervenções realizadas, têm merecido reconhecimento público de varias entidades do Governo, das Nações Unidas, dos Médias e outros parceiros nacionais e estrangeiros.

Educadores de Pares

Etiam ante nibh, condimentum nec risus vitae, tempor cursus ante.

Saiba mais

Neque metus

Condimentum sit amet sem vitae, gravida tristique nibh. Donec in.

Read more