O Fórum Juvenil de Apoio a Saúde e Prevenção da SIDA (FOJASSIDA) é uma ONG angolana, fundada aos 2 de Setembro de 2000. É oficialmente reconhecida pelas autoridades angolanas, através do Ministério da Justiça, conforme Diário da República III série, nº 14, de 21 de Fevereiro de 2003. No âmbito das suas actividades o FOJASSIDA, tem as seguintes orientações estratégicas:

  • Visão: Angola livre da SIDA, da Malária e da exclusão social.
  • Missão: Promover o bem-estar dos munícipes do Cazenga, intervindo nos domínios do VIH, da Malária e da Integração Social dos Jovens.

Desde a sua fundação, o FOJASSIDA tem trabalhado prioritariamente nos domínios do Combate ao VIH e da promoção dos Direitos Humanos. Devido a insuficiência de políticas e programas de desenvolvimento da juventude e a fraca interação entre os jovens e o poder político governamental, desde 2010, o FOJASSIDA passou a desenvolver programas de promoção da cidadania e da participação dos jovens na vida pública e política do país.

Da sua experiência de trabalho evidenciam-se várias realizações, nomeadamente, 2 estudos sobre Comportamentos Atitudes e Práticas em relação ao VIH, 1 estudo sobre Género e Pobreza no Município do Cazenga, 3 Conferências Municipais sobre ITS, VIH e SIDA, 3 Conferências Intermunicipais sobre Participação dos Jovens nos Processos Democráticos em Angola, cerca de 350 edições de programas radiofónicos educativos e de solidariedade para com as Pessoas Vivendo com VIH/SIDA (PVHS), além 15 Projectos de IEC no domínio dos temas referenciados.